Author Topic: Problemas com cenários add ons no FSX  (Read 2642 times)

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
Problemas com cenários add ons no FSX
« on: 23 de July de 2013, 16:22 »
Bom dia pessoal tudo bem?

Meu primeiro post aqui e reproduzo um email que enviei hoje pela madrugada pro Zanolli e que está me tirando realmente do sério e se tornou um desafio para mim fazer funcionar cenários Add Ons no FSX.

O motivo de te enviar este email é que não consigo instalar cenário algum no meu FSX Gold.

Tenho um notebook HP Pavillion DM4 1055BR com 8GB DDR3 com windows 7 64 bits.

O sistema está atualizado e o driver de vídeo da ATI (Versão do Driver   8.741.1.1-100621a1-101877C-HP) está configurado da seguinte maneira (AA 4x, AF 4x, Catalist AI Avançado, Mipmap em alta qualidade, Atualização vertical sempre desligado, Modo AA Superamostras AA, Open GL Buffer Triplo ativado.

O HD dele está formatado em duas partições, uma delas exclusiva para jogos.

O FS está instalado completo com o acelleration. Nele tenho Airac, PMDG NGX, Shockwave 3d Lights, Global AI, Opus FSX. Uso o tweak do Jesus Bojote e o limitador de Frames externos.

O problema é que todos prédios de cenários que não sejam default aparecem pretos após a instalação conforme screenshots em anexo.

Já tentei de tudo, desde formatação do zero e reinstalação do FSX, diversos FSX.CFG, ativar e desativar todas opções no driver e no simulador. Infelizmente nada deu certo, é como se o FSX não achasse mais o caminho para carregar as texturas e os efeitos de cenários externos mesmo eles estando lá dentro da pasta! Os default funcionam normalmente...

Não sei mais a quem recorrer a não ser a alguém que conhece e cria cenários há algum tempo e tenha grande experiência nisto.

Seguem abaixo screens do problema bem como das minhas configurações de vídeo dentro do FSX.

Fico no aguardo de algum retorno e agradeço qualquer idéia ou luz sobre o problema que você possa me dar.

Obrigado desde já

Seguem as screens e meu FSX.CFG em anexo

Estas duas ultimas tentei ativando o DX10 preview.

Agradeço a quem puder ajudar!
« Last Edit: 23 de July de 2013, 16:31 by Julio Giunti »

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
Re: Problemas com cenários add ons no FSX
« Reply #1 on: 23 de July de 2013, 17:20 »

Olá Julio, bem vindo ao TerraBrasilis!! :welcome:

Objetos aparecem pretos no FSX se a textura não é encontrada pelo programa. Você diz que o problema ocorre em "todos" cenários add-ons, mas parece que não com aeronaves add-ons, porque vc tem PMDG, Global AI etc....e isso é muito estranho!!

Isto pode ocorrer com cenários feitos para o FS9, usando texturas default que não existem mais no FSX ou então que tiveram seu nome alterado. Cenário com texturas próprias e instalado corretamente não deveria causar este tipo de problema. Não ví nada de errado nas suaus configurações ou no seu FSX.CFG.

Este cenário da imagem postada seria o Guarulhos do Zanolli?? Quais outros cenários vc tem problema??

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #2 on: 23 de July de 2013, 17:39 »

Olá Julio, bem vindo ao TerraBrasilis!! :welcome:

Objetos aparecem pretos no FSX se a textura não é encontrada pelo programa. Você diz que o problema ocorre em "todos" cenários add-ons, mas parece que não com aeronaves add-ons, porque vc tem PMDG, Global AI etc....e isso é muito estranho!!

Isto pode ocorrer com cenários feitos para o FS9, usando texturas default que não existem mais no FSX ou então que tiveram seu nome alterado. Cenário com texturas próprias e instalado corretamente não deveria causar este tipo de problema. Não ví nada de errado nas suaus configurações ou no seu FSX.CFG.

Este cenário da imagem postada seria o Guarulhos do Zanolli?? Quais outros cenários vc tem problema??

Cara tenho problemas com esse do Zanollim o Congonhas do rGons, Brasília, Salvador e todos que baixei aqui do Terra Brasilis...

Offline Newton

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #3 on: 23 de July de 2013, 17:49 »
   Uma maneira de verificar se o FS não esta encontrando as textures por estar fora de pasta ou não existir como no caso indicado pelo Magrão ,  ou se é outro problema  :   Abra o FSX.cfg com o notepad  e provisoriamente adicione as linhas : 
 [SCENERY]
// Alert for missing textures
ShowMissingTextureAlert=1       

Save  ,  reabra o FSX   

Cada texture não encontrada  passa a ser indicada por um aviso .               

« Last Edit: 23 de July de 2013, 18:39 by Newton »

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #4 on: 23 de July de 2013, 18:06 »
   Uma maneira de verificar se o FS não esta encontrando as textures por estar fora de pasta ou não existir como no caso indicado pelo Magrão ,  ou se é outro problema  :   Abra o FSX.cfg com o notepad  e provisoriamente adicione as linhas : 
 [SCENERY]
// Alert for missing textures
ShowMissingTextureAlert=1       

Save  ,  reabra o FSX   

Cada texture não encontrada  passa a ser indicadas por um aviso .               

Vou tentar isso!

Obrigado!

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #5 on: 23 de July de 2013, 19:28 »
Bingo!

Foi fazer isto, tentar carregar o cenário e deu Failed to load em todos arquivos BMP e DDS do cenário!

O que fazer nesta situação?

Tentei abrir um arquivo BMP do cenário com o paint e obtive a seguinte crítica.

« Last Edit: 23 de July de 2013, 19:59 by Julio Giunti »

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #6 on: 23 de July de 2013, 21:40 »

O Paint não abre estes arquivos BMP(ou DDS) porque estão compactados em formatos DXT. A melhor maneira de visualiza-los é com o ImageTool que está na pasta SDK do FSX.

Offline Newton

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #7 on: 23 de July de 2013, 22:18 »
    O FSX não esta " achando " as textures , ou porque não esta encontrando a pasta texture , ou porque os bmps não estão na pasta respectiva .               Como exatamente voce esta instalando seus addons ?    Existe a pasta scenery e outra chamada texture dentro da pasta addon .    Os bgls scenery e os bmps de texture vão em cada pasta respectivamente ,  nessa caso o cenario aparece imediatamente sem a necessidade de " instalar " .    Para instalar que é outra alternativa mais comum , voce  deve em settings ,  scenery library  , clicar em add navegar ate uma pasta com o nome do XXcenario , que contem as pastas scenery e texture  separadas , dar o ok e depois reiniciar o FSX .       :gruebel:   
« Last Edit: 23 de July de 2013, 22:33 by Newton »

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #8 on: 24 de July de 2013, 00:48 »
    O FSX não esta " achando " as textures , ou porque não esta encontrando a pasta texture , ou porque os bmps não estão na pasta respectiva .               Como exatamente voce esta instalando seus addons ?    Existe a pasta scenery e outra chamada texture dentro da pasta addon .    Os bgls scenery e os bmps de texture vão em cada pasta respectivamente ,  nessa caso o cenario aparece imediatamente sem a necessidade de " instalar " .    Para instalar que é outra alternativa mais comum , voce  deve em settings ,  scenery library  , clicar em add navegar ate uma pasta com o nome do XXcenario , que contem as pastas scenery e texture  separadas , dar o ok e depois reiniciar o FSX .       :gruebel:   

Meu velho, eu baixo e descompacto o arquivo do cenário em uma outra pasta qualquer (geralmente downloads) e depois eu importo a pasta principal do cenário (por exemplo SBGRX12) com tudo o que tem dentro para a pasta Add Ons Scenery e ativo o cenário dentro do FS.

Acho que seja a maneira correta.

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #9 on: 24 de July de 2013, 11:02 »
Meu velho, eu baixo e descompacto o arquivo do cenário em uma outra pasta qualquer (geralmente downloads) e depois eu importo a pasta principal do cenário (por exemplo SBGRX12) com tudo o que tem dentro para a pasta Add Ons Scenery e ativo o cenário dentro do FS.

Acho que seja a maneira correta.

A maneira está correta!

Todos os seus cenários add-ons tem problemas ou são só os baixados do TerraBrasilis?? Você conseguiu abrir os arquivos de texturas no ImageTool??

Eu não creio que seja algum problema na sua maquina ou softwares, porque suas aeronaves funcionam corretamente...O problema é estranho, eu fiz uma pesquisa na net e não encontrei este problema tão geral de objetos sem texturas como vc está tendo. O mais comum é um ou outro objeto de um mesmo cenário.

Offline Newton

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #10 on: 24 de July de 2013, 11:11 »
   Talvez exista algum objeto/texture corrompido em algum cenario addon , o que pode causar esse problema .    Uma tentativa seria desativar todos os cenarios addons não default  ; ativar um a um e ir verificando o resultado .         
                                                                                                        :gruebel:

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #11 on: 24 de July de 2013, 14:49 »
Como diria o bom nordestino me arretei aqui e apaguei o FSX por completo da máquina, passei um limpa registros e reinstalei ele puro FSX+acelleration.

Instalei o cenário e desta vez não reiniciei o FSX e rodei direto! Ele funcionou perfeito.

Mas ai reiniciei o FS e o problema voltou.

:thumbdown:

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #12 on: 24 de July de 2013, 17:26 »

Bom, a única coisa que me ocorre é você ter instalado o FSX numa partição diferente de onde está instalado o Win7. Eu sei que o Win764 tem algumas "exigências" com programas 32 bits instalados fora da pasta default "Arquivos de Programas(x86)", mas não tenho certeza se esta ocorrência tem a ver com o FSX. Não custa tentar.

Offline Zanolli

• Special Member
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #13 on: 24 de July de 2013, 21:02 »
Esse problema do Julio eu nunca tinha visto:  quando abre o FSx pela 1ª vez, o cenário aparece , se reinicia não aparece mais..... :nein:
você está instalando certo os cenários, tente fazer o que foi sugerido: instale um  a um e vá testando, faça o que o Magrão falou : teste as texturas com o ImageTool para ver se abrem...

Offline Julio Giunti

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #14 on: 25 de July de 2013, 02:12 »

Bom, a única coisa que me ocorre é você ter instalado o FSX numa partição diferente de onde está instalado o Win7. Eu sei que o Win764 tem algumas "exigências" com programas 32 bits instalados fora da pasta default "Arquivos de Programas(x86)", mas não tenho certeza se esta ocorrência tem a ver com o FSX. Não custa tentar.

Sim eu instalei em outra partição exclusiva para jogos. Mesmo instalando na mesma partição em uma pasta exclusiva de jogos já tinha este problema. Vou tentar fazer uma instalação default amanhã e ver o que acontece, hoje estou exausto para isto!

Obrigado!