Author Topic: Ilha de Trindade e Martin Vaz - ES  (Read 3192 times)

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
Ilha de Trindade e Martin Vaz - ES
« on: 31 de May de 2013, 22:15 »
   Terminei o relevo e o fotoreal das Ilhas de Trindade e Martin Vaz, na costa do Espirito Santo. Como os relevos(DEM) disponíveis (SRTM e ASTER) estavam cheio de erros e pouca fidelidade resolvi fazer o mesh com 10m de resolução a partir de uma carta de navegação feita pela Marinha do Brasil(DHN). Apesar da carta não ser uma altimetria especifica e pouco detalhada, o relevo acabou ficando muito melhor e mais fiel do que os existentes por aí..... :hrhr:.....Vou tentar colocar o cenário para download neste final de semana!! :thumbsup:

Offline Newton

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
Re: Ilha de Trindade e Martin Vaz - ES
« Reply #1 on: 01 de June de 2013, 08:49 »
     Ficou otimo em relação ao relevo  FSX_MeSA_Z05 .     :thumbsup:

Offline SJBY - Santa Ines

• Membro
  • *
    • View Profile
« Reply #2 on: 01 de June de 2013, 12:33 »
Meu Deus  :celb8:

Ta perfeito  :poo: :poo: :poo: :poo: :poo: fizeste até o Pico do Pao de Açúcar e o do Desejado  :celb8: :celb8: :yesyes: :yesyes: :yesyes:

No aguardo das novidades  :thanks: :thumbsup:

Offline Zanolli

• Special Member
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #3 on: 01 de June de 2013, 15:43 »
Muito legal Magrão, belo trabalho  :yes:

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #4 on: 01 de June de 2013, 17:55 »

Valeu gentem....Infelizmente o Brasil é meio pobre em levantamentos planimétricos de precisão, ou pelo menos se existem não estão disponíveis em formato digital na WEB. Foi por puro acaso que encontrei na publicação de um trabalho de pesquisa a imagem de um mapa altimetrico, em baixíssima resolução, feito pela DHN da marinha brasileira. Eu mandei um e-mail para a DHN pedindo o mapa em tamanho original, mas infelizmente a pessoa de relações publicas que me respondeu não se interessou pelo meu pedido, disse que O DHN não faz este tipo de mapa e me descartou para o IBGE, que por sinal está com as bases cartográficas bem desatualizadas, incompleta e com uma organização confusa do banco de dados. Encontrar alguma coisa ali é uma aventura e um bom teste de paciência.... :thumbdown:

De qualquer maneira o mapa que encontrei não era o ideal, mas serviu para eu ter uma idéia da topografia das ilhas e junto com a imagem de satélite consegui reproduzir o relevo com uma boa dose de fidelidade, que não é possível visualizar totalmente no FSX por causa das características de relevo, de formações bastante agudas e pouca área horizontal que são perdidas no carregamento por LODs do simulador.

Estou disponibilizando o cenário, com o mesh 10m, fotoreal e um pequeno autogen. Não fiz nenhum objeto das construções existente em Trindade...Deixei essa parte para algum outro voluntario, que tenha boas imagens delas... ;)

Terminado este pequeno projeto vou partir agora para fazer o Atol das Rocas....

Link para download:  http://www.4shared.com/zip/qKH129wN/FSX_Ilha_de_Trindade_-_ES.html

Offline Ricardo777

• Member Hero
    • View Profile
« Reply #5 on: 01 de June de 2013, 18:45 »
tem pista de pouso ?
| i7 2600K @ 5.2ghz, mobo MSI P67S-C43, Nvidia EVGA GTX970, 16 GB DDR3-1600@2300, HD SSD 128GB, Monitor TV Full HD 23" + TV 42", fonte 7Team 850W e Mouse A4 Tech X7
SE ALGUM CENARISTA ME ENSINAR A FAZER CENÁRIOS, FAÇO SBEG E SBGO   POIS É O QUE FALTA NO BRASIL
antigo Fabio Leal

• Membro
  • *
    • View Profile
« Reply #6 on: 01 de June de 2013, 19:12 »
Tempos atrás a marinha planejava a construção de um campo de pouso de terra perto dessa área da 2ª imagem,mas até agora só foi construido um heliponto. Se tu fores de avião pra lá, vais com o Dash7, dá pra pousar no pequeno espaço amplo da ilha, a viagem dura deca de 3h como Dash7 desde Goiabeiras e 2:30 com o Su80.

:thanks: :thanks: :thanks: :thanks: :thanks: :thanks: magrão :yesyes: :yesyes: :celb8: :celb8: :celb8:

Offline Zanolli

• Special Member
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #7 on: 01 de June de 2013, 20:24 »
mas até agora só foi construido um heliponto.

Helicóptero chega até lá? ou vai de navio?  :ohmy:

• Membro
  • *
    • View Profile
« Reply #8 on: 01 de June de 2013, 20:43 »
mas até agora só foi construido um heliponto.

Helicóptero chega até lá? ou vai de navio?  :ohmy:

Real? Não tem condição não, são 1300km do continente, vai de navio.. 3 dias de viagem,o navio ancora a +- 300-500m da praia e o helicoptero decola com suprimentos e passageiros, as vezes chega a fazer mais de 10 viagens por dia. Pena que a ilha é militar, tem potencial pra turismo controlado,mas não é explorado, apenas cientistas e militares podem ir pra lá. na ilha tem algumas edificações, mas não se tem muitas imagens delas. Cerca de 30 - 50 pessoas moram na ilha.   :szczesliwy:

Offline Zanolli

• Special Member
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #9 on: 01 de June de 2013, 21:16 »
Ah beleza, estava imaginando....  :sprt41:

Offline Tower

• Administrador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #10 on: 02 de June de 2013, 00:29 »
Os membros do TerraBrasilis estão de parabéns!! Cape Verde com participações do outro lado do oceano, Fernando de Noronha e agora,  Ilha de Trindade e Martin Vaz ... e vai vir mais um especial... aguardem  ;)

Reporto estes devido ser área de preservação ambiental em forma de nossa atenção ao mundo em que vivemos e devemos preservar. Parabéns TerraBrasilis!!!
Se bem que poderíamos "receber incentivos do governo" mas isto é outra história ... e o mundo é feito de pessoas como voces.

Ah ainda temos as Cataratas do Iguaçu  :szczerzykly:

A título de Curiosidades

A marinha brasileira controla a ilha desde 1965 e mantém uma guarnição de aproximadamente 40 homens que trabalham arduamente na plantação da extinta “Colubrinas Glandulosa”, que foi refeita em laboratório, um tipo de árvore de caule torto muito parecida com o Pau Brasil, o que motivou o corte desenfreado pelos portugueses, que se apossaram da ilha em 1783 e estabeleceram uma colônia com cerca de 150 pessoas.

Em 1700 a ilha foi visitada pelo astrônomo inglês Edmund Halley o mesmo que deu o nome ao cometa. Halley, preocupado com futuros náufragos, resolveu introduzir cabras para serem usadas como fonte de alimento. Não houve tantos naufrágios como o previsto e as cabras viraram uma praga, comendo tudo o que viam pela frente.

A marinha então organizou as “cabritadas”: grupos de caça para exterminar as cabras. No ano de 2000 as últimas cinco cabras foram mortas. Em 1895, os ingleses ocuparam a ilha com a justificativa de implantação de um cabo submarino para ligação da Inglaterra com a Argentina. Em 1897 o Brasil fez uma disputa diplomática e voltou a governar a ilha. Em comemoração foi posta uma placa com os dizeres: “O direito vence a força”.

O desembarque na ilha é muito perigoso, pois mesmo com o mar calmo as ondas chegam a quase 2 metros. O fundo é constituído de rocha, o que não garante uma boa ancoragem. Nas 20 horas em que permanecemos na ilha nosso barco, o veleiro Vininautos/ Plânckton/ BL3, desgarrou 3 vezes.

Naufrágios
Existem dois naufrágios visíveis nas pedras. O primeiro deles é o pesqueiro chinês Hwa Shing, que foi parar nas pedras por causa de um motim à bordo. Conta a história que os marinheiros uruguaios mataram o capitão e o primeiro imediato, porque foram obrigados a comer peixe cru durante dois meses. Após matar seus comandantes, jogaram o navio nas pedras. Ao que tudo indica, os marinheiros estão presos, pagando por este fato que ocorreu em 1989.

O outro naufrágio é do veleiro francês “Le Roi des Arengues”, jogado pelo mar contra as pedras enquanto seus donos, um casal, comemoravam o aniversário da esposa em terra. Isto ocorreu em 1995.

Tradição
Trindade já foi presídio político entre 1922 e 1926 e o presidente Artur Bernardes enviou para lá alguns tenentes derrotados na revolta dos 18 do Forte de Copacabana, entre eles Juarez Távora e Eduardo Gomes.

Há uma gruta que era usada como local de orações e até hoje é reverenciada pelos militares e civis que chegaram à ilha. A tradição diz que para retornar à ilha é necessário deixar algum objeto pessoal no interior da gruta. É impressionante a quantidade de objetos, roupas, quadros, fotos, deixados por lá.

Ecossistema
Uma atração de trindade é o Pico do Desejado à 620 metros do nível do mar. Lá de cima é possível avistar, no lado oeste as samambaias gigantes, plantas raras que podem atingir 6 metros de altura. Alguns botânicos afirmam que estas plantas são espécie endêmica de Trindade, isto é, só podem ser encontradas na ilha. A quantidade de vida marinha realmente impressiona.

O peixe mais abundante recebeu o nome de Purfa, Espécie de peixe porco. Seu nome vem da expressão “por favor me pegue”, sendo possível pescar com as mãos. É um peixe muito faminto, come tudo que vê, desde pão até casca de laranja. Com apenas um balde, pescamos cinco deles e devolvemos em seguida ao mar. Se você tiver algum ferimento no corpo e for nadar, chega a ficar incomodado, pois eles vem mordiscar o local ferido.

Misticismo
O lado místico de Trindade também estáa presente nas histórias dos navegadores. Está registrado em fotos uma aparição de um OVNI, em 16 de janeiro de 1958. O fotógrafo Almiro Baraúna registrou o vôo de um disco voador, que foi presenciado por mais de 40 pessoas que ficaram incrédulas com a velocidade do objeto, que passou dos 900 km/h, estimados pelos observadores da marinha que estavam à bordo do navio Almirante Baraúna.

Trindade é imponente, mística, exótica, linda e perigosa. Os versos do poeta traduzem nossos sentimentos.

“Nós, os que perecemos, tocamos os metais, o vento, as margens do oceano, as pedras, sabemos que seguirão, imóveis ou ardentes, e eu fui descobrindo, dando nomes as coisas, foi meu destino armar e despedir-me”
(Pablo Neruda)

(publicado originalmente em 11/2/2004)   Fonte: http://360graus.terra.com.br/nautica/default.asp?did=9626&action=coluna

Last Updated ( Saturday, 01 June 2013 22:51 )