Author Topic: Projeto MeshX  (Read 4165 times)

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
Projeto MeshX
« on: 28 de October de 2006, 11:06 »
Pessoal, vou postar esta mensagem neste Sub-Forum Mesh devido à importância que o Projeto MehsX tem em relação à possíveis cenários em que os amigos possam desenvolver tendo como base o  Projeto MehsX. Também, em relação aos LandClasses que pretendemos modificar no cenário brasileiro e a interatividade com os Meshes especiais de 10m desenvolvidos pelo o nosso amigo Magrão.

Desenvolvi o Cenário de Foz do Iguaçu tendo como base o PlanoBR (Estado do Paraná) que por felicidade, após, reportes de amigos que usufruem este cenário, funcionou igualmente, quanto às características visuais, com o Mesh do Cesar Marinho bem como o Mesh Default do FS.

O que percebi ao usar o PlanoBr2004 no cenário de Foz foram significantes diferenças de relevo, já que gostaria que este cenário ficasse bem mais próximo do real quanto ao complexo hidrográfico daquela área. Nada mais.

Sempre tenho esta atenção quando pretendo desenvolver algum projeto. Sua interatividade com os Meshes.

Que bom que neste país estão aparecendo Meshes do PlanoBR (X), Meshes do Cesar Marinho e Meshes de 10 metros do amigo Magrão. E freewares.

A mensagem:

João Oséas Dourado e José Francisco Lôbo acabam de lançar a edição revista do PlanoBR 2004!

Para informações deste projeto e download dos relevos brasileiros por estados, visitem a HomePage da CEAERO no link:

http://www.ceaero.com.br/meshx/

Trata-se do projeto MeshX que elimina os erros do PlanoBR 2004, onde áreas de grande extensão são visualizadas com elevados paredões dividindo regiões com e sem relevo.

O relevo mantém a resolução horizontal de 76m, na linha do equador, mas para quem utiliza o FSX ela pode ser visualmente melhorada, ajustando para 38m.

O TerraBrasilis coloca um link para este Projeto no Menu Especial - Projeto MeshX.

Parabéns ao autores João Oséas Dourado e José Francisco Lôbo.

:brasil:

Offline JPHespanha

• Special Member
  • Member Hero
    • MSN Messenger - jphespanha@msn.com
    • View Profile
    • Email
Re: Projeto MeshX
« Reply #1 on: 30 de October de 2006, 22:16 »
Já que a TerraBrasilis está dando um merecido apoio em tão grandioso projeto, eu avançaria um passo mais e daria a sugestão de adoptar este Mesh como base de trabalho para nosso Mega-Projecto de LandClass para o Paraná, a desenvolver já sobre o FSX.

Como iremos percorrer o território a "pente fino"  :biggrin: poderíamos até assentar uma colaboração no sentido de ir melhorando pequenos problemas que o SRTM sempre apresenta.
JPHespanha

Offline jgmm

• Membro
  • *
    • View Profile
« Reply #2 on: 25 de December de 2009, 12:48 »
Oi pessoal,

Fazia um tempo que eu não me atualizava com as novidades desenvolvidas pra o FS. Recentemente achei o projeto MESH, baixei algumas partes, e instalei no FS2004.

Já andei lendo algumas instruções ( deseinstalar os add-ons e ficar so com o default do FS2004, alterar a definição para menor que 76m no fs9.cfg, etc...).

A minha dúvida é quanto ao relevo próximo a cidade de Natal/RN. Existe uma duna com 120m de altitude que é o "cartão postal" da cidade: Trata-se do morro do careca.

No FS2004 com o Mesh instalado essa duna não aparece.

Alguem sabe dizer se deveria aparecer?

Abraços,

Jorge

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #3 on: 27 de December de 2009, 19:29 »

Olá Jorge, bem vindo ao TerraBrasilis!! :welcome:

Normalmente uma elevação de 120m de altura seria captada pelo SRTM(base do projeto MESHX(FS2004)). Dois problemas podem estar ocorrendo: 1) Falha do SRTM, que em algumas circunstancias sofre interferencias no radar e provoca indesejáveis "voids" no relêvo. Neste caso a solução seria modelar esta elevação no GMax.
2) Se a elevação fica próxima(500m) de algum corpo de água, ela pode estar escondida debaixo de algum hidropoli mal feito do cenário default. Neste caso a solução é mais simples; redesenhar os litorais, lagoas e rios de Natal.

Offline Matheus R

• TerraBrasilis! Hero
    • MSN Messenger - matheus.dua@hotmail.com
    • View Profile
« Reply #4 on: 27 de February de 2010, 16:38 »
Fui baixar hj o mesh e os links estão off, aparece na pagina "Forbidden" e "404 Not Found". Pesquisei na AVSIM e não achei para baixar lá.
Tem outros links, ou como arrumar?
Matheus R. Giacomini

Blog Giacomini Scenery's
-------------------------

----------------------------

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #5 on: 27 de February de 2010, 17:34 »

Olá Matheus,

Nós já comunicamos a CEAERO o problema com os arquivos FSX_MeSA(Mesh South America), estamos no aguardo de uma resposta do staff.

Já na AVSIM, os arquivos sofreram danos após um ataque de hacker no ano passado, eles estão tentando recuperá-los e se não obtiverem sucesso nós faremos o update novamente.

Aviso Importante: O MeshX não é a mesma coisa que FSX_MeSA. - O MeshX foi feito para ser compativel com o FS9 e FSX(sem Acceleration/SP2) e o FSX_MeSA é compativel somente com o FSXA/SP2(Não é compativel com o FS9).

Offline Matheus R

• TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #6 on: 27 de February de 2010, 18:57 »
Ah blz Magrão.
Matheus R. Giacomini

Blog Giacomini Scenery's

Offline Matheus R

• TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #7 on: 08 de March de 2010, 23:05 »

Olá Matheus,

Nós já comunicamos a CEAERO o problema com os arquivos FSX_MeSA(Mesh South America), estamos no aguardo de uma resposta do staff.

Já na AVSIM, os arquivos sofreram danos após um ataque de hacker no ano passado, eles estão tentando recuperá-los e se não obtiverem sucesso nós faremos o update novamente.

Aviso Importante: O MeshX não é a mesma coisa que FSX_MeSA. - O MeshX foi feito para ser compativel com o FS9 e FSX(sem Acceleration/SP2) e o FSX_MeSA é compativel somente com o FSXA/SP2(Não é compativel com o FS9).

O Magrão, não seria ao contrario não??
Pq o MeshX no meu FSX nao funcionou e ele só tem o SP1, mas o FSX_MeSA sim.
Matheus R. Giacomini

Blog Giacomini Scenery's

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #8 on: 09 de March de 2010, 10:07 »

Olá Matheus,

Você tem razão, em parte.
   Na verdade o MeshX foi feito com o Resample do FSX anterior ao SP1(e não SP2 como eu disse), que era quase uma cópia do Resample FS9, por isso a compatibilidade entre as duas versões. 

Com o lançamento do FSX/SP1 e SDK/SP1 o novo Resample introduziu vários níveis de LODs(resoluções) dentro de um mesmo arquivo BGL, acabando a compatibilidade com o FS9, mas introduzindo uma nova caracteristica, que é o de visualizar o terreno a grandes distâncias, sem o "pipocar" de elevações mais altas quando a aeronave se aproxima, como acontecia no FS9. O FSX_MeSA foi compilado com esse novo Resample.

O FSX/SP1 e SP2 podem carregar mesh para o FS9, mas o resultado é pavoroso. As elevações só aparecem dentro de um pequeno raio de distância da aeronave e fora deste raio, o relêvo é praticamente um platô infinito....

Offline Matheus R

• TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #9 on: 09 de March de 2010, 14:56 »

Olá Matheus,

Você tem razão, em parte.
   Na verdade o MeshX foi feito com o Resample do FSX anterior ao SP1(e não SP2 como eu disse), que era quase uma cópia do Resample FS9, por isso a compatibilidade entre as duas versões. 

Com o lançamento do FSX/SP1 e SDK/SP1 o novo Resample introduziu vários níveis de LODs(resoluções) dentro de um mesmo arquivo BGL, acabando a compatibilidade com o FS9, mas introduzindo uma nova caracteristica, que é o de visualizar o terreno a grandes distâncias, sem o "pipocar" de elevações mais altas quando a aeronave se aproxima, como acontecia no FS9. O FSX_MeSA foi compilado com esse novo Resample.

O FSX/SP1 e SP2 podem carregar mesh para o FS9, mas o resultado é pavoroso. As elevações só aparecem dentro de um pequeno raio de distância da aeronave e fora deste raio, o relêvo é praticamente um platô infinito....

A tah valew!
Matheus R. Giacomini

Blog Giacomini Scenery's

Offline PT-SLE

• Member Hero
    • View Profile
« Reply #10 on: 17 de June de 2012, 15:09 »
CEAERO fechou o site, onde podemos obter os arquivos?

Offline Zanolli

• Special Member
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #11 on: 17 de June de 2012, 19:37 »
Acho que agora só os do Cesar Marinho no FlightSim  :(

Offline Magrão

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #12 on: 17 de June de 2012, 23:00 »

O nosso amigo Leonardo Moreira, usuário do TB, possui um servidor dedicado e nos ofereceu um espaço para hospedar estes arquivos do FSX_MeSA. Eu estava meio sem tempo para preparar e subir os arquivos, mas prometo resolver isto ainda nesta semana.

Offline Paulo Ricardo

• Special Member
  • Member Hero
    • View Profile
    • Email
« Reply #13 on: 19 de June de 2012, 15:03 »
Eu tenho a maioria aqui se ajudar.
http://www.4shared.com/zip/F6q4ueg1/Terrain.html
Abs