Author Topic: Ultraleve KR-EH ST  (Read 17413 times)

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
Ultraleve KR-EH ST
« on: 30 de December de 2007, 20:05 »
Olá amigos,

Eu tive uma imensa satisfação e sorte em ter recebido mensagem do Cmte Ney Vita (FSA) em que nos apresenta fases de modelação de uma aeronave para o FS, através do programa 3DS MAX 8 e o convidei para apresentar seu projeto aqui no TerraBrasilis a fim de que os amigos possam ajudar e contribuir na realização deste projeto.

Em sua mensagem, ele gostaria da ajuda dos amigos na configuração do modelo para utilização e os programas que fazem a migração de moldel 3D para o FS. O projeto que Ney Vita está modelando é de um avião que ele está construindo, no real também, um ultraleve KR-EH ST.

Algumas SS em fase de modelagem:

O modelo real que Ney constroi:

É com grande honra que faço a apresentação de Ney Vita  e seu projeto desejando-lhe boas vindas, sucessos e a certeza do apoio do amigos. Parabéns.

:welcome:
« Last Edit: 30 de December de 2007, 20:11 by CiceroCosta »

Offline Amengol

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
  • ORBX Simulation Systems
    • MSN Messenger - amengol@hotmail.com
    • View Profile
    • ORBX Simulation Systems
    • Email
Re: Ultraleve KR-EH ST
« Reply #1 on: 31 de December de 2007, 18:14 »
Pessoal, o TB é "alto nível" mesmo! Ter um avião nascendo no virtual (FS) e no real ao mesmo tempo é uma jóia!

Em relação a exportar do 3DS max para o FS eu não domino muito, o que faço é exportar para .3DS e importar no Gmax. Daí uso o método tradicional. O problema é que existe umas limitações nesse "export", como por exemplo o "Ambient map" não vem junto e o nome de texturas com mais de 8 caracteres (se não me engano) são alterados. Mas fazendo as devidas correções é o melhor método que encontrei até agora.

Boa sorte no projeto Cmte Ney Vita!

[]'s.

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
« Reply #2 on: 31 de December de 2007, 18:46 »
Isto é o começo de um feliz ano novo.

Caríssimo Cmte Ney Vita,

Muitos parabéns pela machine Ultraleve KR-EH ST. Como ela foi construída? por modelação,  kits, projeto pessoal, aeronave experimental? 

Estou começando estes passos e gostaria muitíssimo da ajuda dos amigos tendo em vista que alguns já desenvolveram modelos de aeronaves em Gmax/3DS e poderiam em muito participar com suas experiências e colocações.

Tecendo alguma ajuda no que posso no sentido oferecer alguns conceitos básicos e necessários para instalar uma aeronave no MSFS e, à medida que forem postadas dúvidas, sejam postadas mensagens dos amigos em colaboração a este tópico.

Basicamente para que o Flight Simulator possa exibir graficamente e satisfatoriamente  modelos criados por softwares tipo Gmax, 3DS, Blender, etc precisa de alguns arquivos básicos e que fiquem estruturados em um diretório próprio no folder Aircraft do MSFS.

Vamos inicialmente a criar esta estrutura:

1 -Crie um sub-diretório, exemplo Ultraleve KR-EH ST  no diretório Aircraft do flight simulator9.

2- Crie no sub-diretório Ultraleve KR-EH ST  mais 4 diretórios  com os nomes:
model
panel
sound
texture

A estrutura irá ficar assim que é padrão. Mais adiante, para você oferecer mais opções de texturas, poderá acrescentar tantos diretórios quanto forem estas opções.Exemplo,  texture.1, texture.2, texture.3, etc, etc

Ficaria assim:

Aircraft
|
Ultraleve KR-EH ST
|model
|panel
|sound
|texture

Bom agora vamos conhecer o que deverá conter nestes diretórios criados. Cada um destes arquivos são criados por ferramentas especificas ou simples. Detalhes de cada um e função vai ser falado posteriormente.

A- No diretório Ultraleve KR-EH ST sempre vai ter estes arquivos:
Aircraft.cfg (um arquivo de texto que pode ser alterado por editor de texto tipo bloco de notas) 
KR-EH ST.air (  )

B – No diretório – model:

KR-EH ST.MDL
Model.CFG (um arquivo de texto que pode ser alterado por editor de texto tipo bloco de notas) 

C - No diretório – panel:
panel.CFG (um arquivo de texto que pode ser alterado por editor de texto tipo bloco de notas) 
e as texturas em formato BMP de seu painel.

D - No diretório – sound:
sound.CFG (um arquivo de texto que pode ser alterado por editor de texto tipo bloco de notas) 
E arquivos de sons Wave

E - No diretório – texture:
Os arquivos de texturas de seu avião no formato BMP em 512x512, 1024x1024.

Vamos começar por partes e pelo model já que você desenvolve no 3DS para conseguirmos o arquivo .MDL.

Para o MSFS, não importa a aerodinâmica do modelo e quem vai falar isto para o FS é um arquivo aircraft.CFG. Também, a exibição gráfica de um modelo no 3ds é diferente no FS no quesito de performance. Muitos polys irão afetar as Frames Rates (FPS) isto é, quanto mais polys, mais detalhes, mais implicará na performance deste modelo no FS. Há vários tópicos sobre este detalhe no fórum. Você poderá “afinar” seu modelo com estas informações.

Já que você tem o código fonte (.3ds) e com ou sem renderização, vamos
começar a conseguir o arquivo .MDL .
Este arquivo .MDL  não é gerado diretamente pela exportação no 3DS (acho que ainda não temos um plugin que o faça direto) . Você deverá usar outras ferramentas que peguem os arquivos criados pela exportação no 3DS e compilar até conseguir o .MDL.

Antes de exportar o seu model, você deverá ter o plugin Panda Direct X Exporter que pode ser baixado de acordo com sua versão do 3DS no link abaixo:

http://www.andytather.co.uk/Panda/directxmax_downloads.aspx

Depois de instalado o Panda, proceda a EXPORTAÇÃO através do Menu File >> Export . Dê um nome colocando um .X no final e com a opção Salvar arquivo como >>  Panda DirectX(*X)
A finalidade é você conseguir o arquivo .X

De posse do .X, use as ferramentas MakeMDL ou Xtomdl.

MakeMDL:

http://download.microsoft.com/download/1/1/8/1181a250-ac2c-43fa-b35b-bfd7b87934ad/makemdl_sdk_setup.exe

Xtomdl:

Vem no Microsoft Flight Simulator X SDK

SDK Files\SDK\Enviroment Kit\Modeling SDK\3DSM7\Plugins\ XToMDL.exe

Bom, se a modelagem (vertex) no 3ds junto à renderização estiver correta, com estes passos teremos o arquivo  .MDL para ser colocado no diretório model. Obviamente, ainda temos que produzir outros arquivos e vamos por passos.

Por curiosidades, há uma ferramenta comercial que pode simplificar a criação de aeronaves, não sei se é a ideal mas ai está o link:

FS Design Studio

http://www.abacuspub.com/fsds35/

Espero ter começado a ajudar a esclarecer e contamos com a participação dos amigos.

Com grande admiração.

Cicero Costa.

« Last Edit: 01 de January de 2008, 23:49 by CiceroCosta »

Offline Newton

• Colaborador Especial
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
« Reply #3 on: 01 de January de 2008, 13:21 »
   Em  http://www.planesimulation.com/fsdownloads4/FS2a8x7.htm , tem um Europa XS completo do Brett Henderson ,   inclusive com o arquivo Gmax incluido , o que pode facilitar muito para todos do TB que estão iniciando na modelagem etc .    O Europa XS é muito parecido com o KR-EH ST , e o arquivo Gmax deve abrir com o 3DS MAX ( ao contrario pelo menos funciona ) .  No arquivo Gmax tem a estrutura geral do model , alem dos nomes especiais para as partes moveis , textures  etc , alem de que , o cfg/air pode ser aproveitado como uma referencia inicial .

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
« Reply #4 on: 01 de January de 2008, 23:45 »
Pessoal, o TB é "alto nível" mesmo! Ter um avião nascendo no virtual (FS) e no real ao mesmo tempo é uma jóia!
Em relação a exportar do 3DS max para o FS eu não domino muito, o que faço é exportar para .3DS e importar no Gmax. Daí uso o método tradicional. O problema é que existe umas limitações nesse "export", como por exemplo o "Ambient map" não vem junto e o nome de texturas com mais de 8 caracteres (se não me engano) são alterados. Mas fazendo as devidas correções é o melhor método que encontrei até agora. Boa sorte no projeto Cmte Ney Vita! []'s.

É isso ai Amengol, somos entusiastas  ;)

Em  http://www.planesimulation.com/fsdownloads4/FS2a8x7.htm , tem um Europa XS completo do Brett Henderson ,   inclusive com o arquivo Gmax incluido , o que pode facilitar muito para todos do TB que estão iniciando na modelagem etc .    O Europa XS é muito parecido com o KR-EH ST , e o arquivo Gmax deve abrir com o 3DS MAX ( ao contrario pelo menos funciona ) .  No arquivo Gmax tem a estrutura geral do model , alem dos nomes especiais para as partes moveis , textures  etc , alem de que , o cfg/air pode ser aproveitado como uma referencia inicial .

:snf45:

Grande Newton, que achado!!!  Pra facilitar, down do arquivo que lá é pay pra down, achei o mesmo em outro server (free) e colocamos neste espaço para os amigos. Realmente é uma ótima oportunidade, inclusive dos files. 

http://www.terra-brasilis.org/down/Europa_XS.zip (629 kb)

Eu abri no Gmax e no 3DS 8 não consegui. Não sei se é falta de algum script.

No Gmax:

De fato é muito parecido e observo que o nose do KR-EH ST tem entradas de ar diferente do Europa_XS deve ser em relação ao motor que se usa e alguns detalhes na carenagem. Mas é muito válido.

Fiquei muito curioso e achei alguns links interessantes:

http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/kreh/krstst.htm

Os desenhos das partes:

http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/plantas/1fotosplantas/desenhos.htm

Kits para o KR – EH

http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/aviaoconstruindoevoando/avioesvoandoouconstruindo.html

http://www.geocities.com/walterney/index.html

http://www.eaa.org.ar/muestraobjeto.asp?id=605&descrip=KR-EH-ST&rubro=366&tipo=1

É fascinante  ;)

EDIT: A informação abaixo é para down de outro autor (sem a source do Gmax):

Author: Frank Elton
Date: 29 Oct 2007

FSX Europa XS Trike Gear.
One of the most popular Kit Built Aircraft in the world, over 600 kits sold, with a sparkling performance, long range, good baggage space, quite aerobatic, quickly and easily dis-assembled, and, to say the least, very good looking. 2D/3D cockpit.

http://www.fsdome.com/php-bin/download.php?url=dXBsb2FkczA3L29jdC9ldXJvZnN4LnppcA==&crypt=yes&design=standard

« Last Edit: 01 de January de 2008, 23:54 by CiceroCosta »

Offline neyvita

• Membro
  • *
    • MSN Messenger - walterney@yahoo.com.br
    • View Profile
    • Email
« Reply #5 on: 02 de January de 2008, 11:21 »
Pessoal, muito obrigado pela força.
Eu até reiniciei a modelagem 3D do KR, pois a primeira ficou muito a desejar. A primeira serviu de aprendizado. Depois mando algumas SS.
Gostei das dicas que todos postaram e vou baixar os arquivos do Europa (até tenho ele instalado em meu FS) para checar seus detalhes, conforme indicado.
Vou mandar um link com o album de fotos completo de meu avião e, assim, talvez eu responda a muitas perguntas que foram formuladas no bojo do presente fórum. Para mais alguma dúvida ainda não sanada é só postar o questionamento.
http://www.flickr.com/photos/neyvita/
Abçs,
Ney Vita /BA

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
« Reply #6 on: 02 de January de 2008, 12:10 »
Cmte Ney, o povo quer saber:

É mais "prático" construir uma ou comprar uma pronta, qual o custo, sobre a montagem de sua aeronave, aonde está comprando, como fez, pecas e tal.
Vendo o vid no site, a opção do motor AP2000 é mais em conta aos custos/benefícios?
Beleza as imagens do album.
Um abração.

Offline neyvita

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #7 on: 02 de January de 2008, 13:04 »
Em termos de praticidade, com certeza comprar uma aeronave pronta e testada é o mais prático. Existem muitas opções boas no mercado nacional. Com relação ao custo é muito relativo. No nosso caso, já gastamos quase R$75K, sendo que nós mesmos fizemos o avião. Se fôssemos contratar mão de obra para tudo o que fizemos o valor ultrapassaria os R$120K. Acerca da montagem, compramos tudo aqui no brasil e o que não conseguimos comprar, fizemos. Só compramos no exterior instrumentos e aviônicos. A madeira é o Louro Freijó que faz parte do recheio estrutural junto com o styrofoam e fibra de vidro. O motor é o AP2000 turbo-comprimido, com uma redução AC53 com relação de 1.8:1 para reduzir a velocidade na ponta da hélice (evitando o estol de ponta de hélice). Com relação ao custo do motor não valeu muito a pena, pois instalamos turbina, com módulos de gerenciamento eletrônico (MEG) da turbina, mas como fomos montando ele com o tempo, isso valeu a pena. Hoje eu colocaria um motor aeronáutico. A diferença não é muito expressiva e não se tem muito o que submeter a testes.

Apesar do resultado final deste tipo de construção (composite) ficar muito bom e limpo (aerodinamicamente falando), não recomendo para construtores iniciantes. O material não é tão simples de ser trabalhado e encontramos diversas dificuldades no decorrer do projeto. Assim, apesar de eu ter enveredado por esta linha (na época por falta de conhecimento aprofundado) não recomendo a ninguém. Corre-se o risco de iniciar a construção e não terminá-la. Verifique que temos quase 4 anos de construção e graças a Deus já estamos nos finalmentes.

Para quem estiver interessado em construir seu próprio avião sugiro que acesse o site http://www.zenair.com e confira os modelos que eles possuem. No site tem videos e muitas fotos e a vantagem é que eles vendem só a planta pra quem quiser começa-lo do zero. A diferença destes modelos para o meu é o material empregado (aluminio) que pode ser encontrado no Brasil, a facilidade de construção, o que implica em redução do tempo de trabalho hora/homem, e a confiabilidade do projeto, já que há centenas destas aeronaves voando no mundo.

Quem tiver mais dúvidas sobre estes aviões da Zenair, em especial o Zanair 701, solicite inclusão no fórum http://br.groups.yahoo.com/group/stolbrasil e lá temos vários amigos dispostos a ajudar no que for preciso. Informe na solicitação que requer inclusão a pedido de NEY VITA. Tenho relato de um amigo que gastou uma média de R$40K para concluir seu STOL (Zenair 701), tratando-se de uma aeronave muito dócil e capaz de pousar e decolar em praticamente qualquer lugar, além de ser muito tolerante a manicaquices ( ;) ).

Espero ter conseguido esclarecer o quanto questionado, mas caso contrário é só chamar de novo.

Abçs,

Ney Vita.

Offline neyvita

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
Novas SS
« Reply #8 on: 02 de January de 2008, 16:33 »
Segue novas SS do KR-EH ST. Deu para adiantar alguma coisa no feriado. Hoje melhorei um pouco as asas. Ainda tem muita coisa para melhorar, mas já fiquei mais satisfeito com o resultado atual do que o anterior. Tenho quebrado a cabeça com isso...  :dizzy:
Depois vou partir para o recorte das superfícies de comando e aí vou abusar vocês um bocado.
 :thanks:

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
« Reply #9 on: 03 de January de 2008, 14:17 »
Muito esclarecedor o relato da experiências em montar "by ourselves". Deve ser um T tanto montar por si bem como
o kit completo. Não resta dúvidas. Relativamente, vejo de bom custo/beneficio se compararmos com o que alguns gastam em rebaixar suspensão pro carrão ficar na moda e nem se importam com as consequencias e ainda mais com as estradas braleiras .. bom cada um na sua.

Imaginei a técnica/habilidade/mão de obra na adptação da relação motor/hélice no AP2000 e complementos tendo em vista a praticidade de outros modelos já adequados. Mas não deixa de ser muito interessante. Já vi 1/2 motor VW em ultras bem leves.

Realmente, apesar de não ter ainda montado um (um dia vou...eheh), é muito positivo ouvir relatos de outros amigos.
e participar de foruns é essencial. Parabéns a todos os que fazem o http://br.groups.yahoo.com/group/stolbrasil e já está salvado o link. Acho a máxima em aviões experimentais/kit a relação trabalho hora/homem, e a confiabilidade do projeto. Obrigado pela dica do http://www.zenair.com.

Cmte Neyvita, eu tenho uma pergunta bobona:

Se eu montar um avião do meu jeito. Como fica a questão de voar com ele? quero dizer, tenho que fazer algum registro para sair voando por ai. Exemplo, se eu fizer uma bicicleta que voa, posso ir à qualquer pista, aeroclube e poder voar?
Claro que com curso de teoria de vôo/"carteirinha de vôo" as coisas tornam mais fáceis mas como funciona esta questão de ter construído um modelo voador e ter autorização para voar por ai? É necessário algum procedimento burocrático? É a seu próprio risco e boa sorte eheheh

Ah quanto à modelação é trabalhoso mas é gratificante e há várias dicas aqui no forum sobre modelagem e relatos da
"dificuldade" na compilação de modelos do 3DS para .MDL. Acho que o Gmax não tem tanto problemas quanto a isto se bem que o 3ds tem muito mais "habilidade/praticidade de opções em modelagem" do que o Gmax (tem bugs) mas sempre vejo reportes dos amigos que fazem modelos no 3DS e passam por maratonas até conseguir o .MDL. De qualquer forma, qualquer problema que voce tiver, grita ai que os amigos poderão ajudar. É critério de cada um modelar em 3DS ou Gmax. Não tenho experiencia em modelagem no Gmax/3DS. Me atento mais a conseguir os finalmentes e não há muito mistério nisto.

Muito legal as SS e qualquer dúvia posta que os amigos terão prazer em ajudar.  ;)

Abração,
« Last Edit: 03 de January de 2008, 14:32 by CiceroCosta »

Offline neyvita

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #10 on: 03 de January de 2008, 14:32 »
Oi Cicero, para se voar no Brasil é preciso estar habilitado. No caso de aviões experimentais ou homologados, no mínimo o Certificado de PP (piloto privado). Para pilotar ultraleves (Aeronave monopropulsada, para no máximo duas pessoas e com peso máximo de decolagem de 750Kgs) é necessário ou o CPD (Certificado de Piloto Desportivo) ou o CPR (Certificado de Piloto de Recreio). No caso da construção amadora (homebuilder) o RBHA 103 trata sobre o assunto, sendo necessário que o projeto e avaliação final da aeronave seja acompanhado e assinado por um Engenheiro Aeronáutico. Para consultar a legislação é bom visitar o site da ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) à qual sou associado: http://www.abul.com.br . Para baixar a legislação pertinente: http://www.dac.gov.br/servicos/rbha.htm#rbha103 . Ou seja, para se construir sem projeto o caminho é muito longo e com muitos cálculos e testes, razão pela qual entendo melhor a aquisição de um projeto pronto, o que só dependeria de umas assinaturas de um Eng. Aer. para dar entrada junto à ANAC.
É tudo muito burocrático e às vezes até BURRRRROCRÁTICO.
Qualquer outra dúvida é só falar.

Offline CiceroCosta

• Membro Fundador
  • TerraBrasilis! Hero
    • View Profile
    • www.terra-brasilis.org
« Reply #11 on: 03 de January de 2008, 14:53 »
Bem esclarecerdor. Me fez lembrar uma notícia na mídia tempo atrás de
um caminhoneiro que construiu um aviao e foi bastante "aplaudido" e que trago de volta no sentido de curiosidades do mundo aeronautico. eheheh
É um avião com motor de fusca e estrutura de alumínio aeronáutico que voa a 120 quilômetros por hora.

Veja o repórtagem:

http://www.opovo.com.br/opovo/cienciaesaude/642469.html

O Caminhoneiro voador Icaro Cearense:

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=284135

Bom são exemplos e parabéns ao Caminhoneiro voador pela persistência, mas não pela construção quase sem pesquisa. Poderia não ter acabado tão bem. Vejo também um exemplo vivo de não desistirmos nunca, mesmo diante das mais terríveis adversidades!

.... Mesmo informado de que não tem autorização para voar, sem carteira de piloto, e que o Departamento de Avião Civil (DAC) deve questionar e proibi-lo, ele diz que nada tem mais importância. “Podem tirar o meu avião, mas não podem tirar a realização de meu sonho”. Agora, seu plano é acabar de construir sua casa.   :laugh:

Offline Walter_CWB

• Membro Jr.
  • **
    • View Profile
« Reply #12 on: 05 de January de 2008, 10:49 »
Acho que tenho ficado tempo demais na sa seção do X-Plane, como que não vi esse tópico antes? :nein:

Então meu povo, eu também sou um feliz proprietário da planta do KR-Eh (não o ST, apenas EH), e por vários problemas que tive nos últimos tempos ainda não comecei a construção, mas desse ano não deve passar o início dela.

Esse KR ai ta pra lá de bonito, sempre acompanho pela lista dos EH's as fotos e atualizações, o trabalho é impecável mesmo, parabéns Ney ;)

Vo acompanhar mais a partir de agora isso aqui hehehe

Abraços
Walter Pidluznyj
Curitiba - PR

Offline neyvita

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #13 on: 06 de January de 2008, 16:25 »
Opa Walter, Blz, meu irmão? Este fórum é recente e tenho pouco tempo por aqui, mas já me sinto em casa.

Estamos concluindo um re-trabalho no trem principal para retormar os testes de pista e motor e tenho trabalhado em um projeto do KR-EH ST para o Flight Simulator. Tenho tido muitas dificuldades, mas tenho encontrado muita ajuda por aqui.

Qualquer coisa é só gritar.

Abçs,

Ney Vita/BA.

Offline Jorge_Pad

• Membro
  • *
    • View Profile
    • Email
« Reply #14 on: 06 de January de 2008, 17:35 »

:biggrin:

OLá Ney, muito prazer em conhece-lo.
Sou um piloto virtual inveterado, mas tenho vontade de um dia voar real.
È o seguinte,  estive a pouco no aeroclube da  cidade de Alegrete RS e conheci o Sr. Petry no , que já montou vários KR a alguns anos, e está montando mais tres. O cara é muito legal e prestativo. Talvez valesse a pena vc. conhecê-lo. Se quiser te passo o telefone dele....
Mas os KR que  vi lá me pareceram menores que o teu,  seriam outros modelos que não o EH-ST ?
Quais são os modelos que existem, tem maiores e menores ? Como é isto ?
Felicidades no teu projeto e sucesso !!!
Jorge Padilha  :siema:

;)
Opa Walter, Blz, meu irmão? Este fórum é recente e tenho pouco tempo por aqui, mas já me sinto em casa.

Estamos concluindo um re-trabalho no trem principal para retormar os testes de pista e motor e tenho trabalhado em um projeto do KR-EH ST para o Flight Simulator. Tenho tido muitas dificuldades, mas tenho encontrado muita ajuda por aqui.

Qualquer coisa é só gritar.

Abçs,

Ney Vita/BA.