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Messages - Magrão

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        Minha experiência em modelagem é ZERO....por isso talvez eu esteja dando pitacos fora, mas acho que uma modelgem, bem feita, com detalhamentos mais sútis texturizados, como disse o Marcato, é o caminho ideal para um projeto de sucesso.

        Portanto Roma....quebre a cabeça um pouco mais com técnicas de texturas....hehehehe.... :P :P



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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 12 de April de 2007, 10:23 »

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Isto poderia significar que a área que contém o mesh FSX de melhor resolução está mesclada com outra área de baixa resolução e impede o carregamento do MeshX mesmo sobre a área de baixa resolução.

        É exatamente isto que está acontecendo, o mesh default LOD10(38m) está no mesmo arquivo BGL(Dem0405), junto com o mesh LOD6(608m). O MeshX carrega normalmente, mas como a resolução dele é menor LOD9(76m), o FS reinderiza o default LOD10(38m) "por cima".


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Gostaria que o Magrão observasse os limites geográficos do arquivo DEM0405, no TMFViewer

       O Dem0405 está entre as Latitudes -22.50000 e -45.0000 e entre as Longitudes -60.0000 e -30.0000. É uma área bastante extensa.



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Work in Progress / Re: Cabo Frio Photoreal - Beta_V_090
« on: 11 de April de 2007, 23:19 »
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Oi, Magrão

Como você deu o prazo até a próxima sexta-feira, amanhã estarei enviando os meus arquivos atualizados.

Abraços,


   
        No aguardo, grande José...... :thumbsup:



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Quanto ao download é difícil esperar mas opino se está ocorrendo bem sem o Release SP1 ... tudo bem.
Mas se há a chances de haver melhorias geral, acho bom esperar pra não ficar fazendo patchs. é uma questão de escolha.

   
      A preocupação se deve a alguns boatos de que esse SP1 afetará arquivos de cenários Addons.....o patch será grande, estão falando em algo em torno de 200Mb.... :blink: ???







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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 11 de April de 2007, 23:15 »

            Deixa eu esclarecer melhor o que descobri com meshs default do FSX.


  1)  Fique tranquilo José, este problema não tem nenhuma relação com o MeshX. Mesmo desinstalando a pasta do MeshX America do Sul o problema continua.

  2) O FSX possue, até onde eu descobri, para o Brasil, 3 níveis de mesh default, são eles:

     A) Mesh Global em resolução 4km para todo o Globo Terrestre, que é o arquivo Dem4km.bgl localizado na pasta FSX\Scenery\BASE

     B) Mesh em LOD 6(608m) padrão para todo o Brasil e América do Sul, que são: Dem0404.bgl, Dem0405.bgl, etc instalados nas pastas referentes a estas regiões.

     C) Mesh em LOD 10(38m) apenas para a região da Grande Rio de Janeiro. Este mesh está "fundido", pessimamente, dentro do arquivo Dem0405.bgl onde a resolução principal é de LOD6 (608m). Este pedaço de mesh é responsável pelo relevo correto do Pão de Açucar nesta versão FSX.

   3)  Este problema não acontece no FS9 por ele não possuir esta pequena area de mesh default em melhor resolução.

   4) A teoria do Cícero me parece correta, o FS reinderiza meshs de menor resolução prioritariamente, e de melhores resoluções num raio mais próximo a aeronave. Por isso muitos detalhes de relevos somem com a distância. Este mecanismo "poupa" memória e processamento da máquina, por isso temos uma base de resolução 4km para toda a Terra.


   Em anexo uma imagem tirada no TMFViewer do arquivo Dem0405 onde eu destaquei a área de LOD10 dentro do arquivo geral LOD6.


   Quando descobrí o defeito, minha primeira suspeita recaiu para algum polígono mal feito por mim, porque é justamente a área onde eu tenho feito grandes modificações, com dezenas de arquivos, centenas de poligonos e linhas vetoriais....qualquer bobeada aí é dor de cabeça na certa. Mas depois que eu desinstalei todos Addons, tive certeza que era um problema de arquivos default...e não deu outra.

    Pena que só descobrimos agora, senão enviaria um email para o pessoal da MS corrigir este defeito no próximo patch.





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Work in Progress / Re: Cabo Frio Photoreal - Beta_V_090
« on: 11 de April de 2007, 20:42 »



       Grande Roberto,


       Valew pela força, aqui vão novas screens dos bugs corrigidos e uma melhorada na WaterClass da região, pena que não existam texturas de água mais esverdeadas, que seriam ideais para o tipo de água desta região.



Textura da ilha que faltava.





Correção das Estradas default e colocação de ponte em Barra de São João.



























     Enfim o cenário está pronto, estou em dúvidas se já coloco para download ou aguardo o Release SP1 para o FSX e ver se ele vai influenciar em aguma coisa no projeto....a promessa da MS é para este mês de abril....





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        Show de bola, a screens demoraram um pouquinho...mas valeu a pena..... :hrhr:...:thumbsup: :thumbsup:



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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 11 de April de 2007, 18:36 »



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O FS9 renderiza o mesh de maior resolução caso estejam presentes 2 ou mais meshes de uma mesma área INDEPENDENTE do Diretório/Folder em que estão instalados.

     
        Você tem razão quanto as prioridades de reinderização de mesh pelo FS.



   
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Eu penso que o problema não é o FSX mas na forma com que os Meshes são formados (resolução)
O FSX está ai para exibir os mehes e não tem culpa.... e nem os meshs.

       
        Neste caso a culpa é de quem compilou estes meshs sem o devido cuidado de fazer um merge entre as diferentes resoluções....isto é: A equipe da MSFS...o Resample administra muito bem esta "fundição" de resoluções diferentes, basta ter o cuidado para faze-la direito.

        Resumindo: É um mais um bug do FSX, já que estes são arquivos defaut!! O problema é que não dá para simplesmente descartar este arquivo, pois o relêvo do Rio de Janeiro, incluindo o Pão de Açucar, que está bem feito nesta versão FSX, está dentro dele.





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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 11 de April de 2007, 10:46 »


        Grande José,


        A boa notícia é que o problema não está no MeshX e sim nos arquivos de Mesh default do FSX. Veja a screen dos arquivos Dem0404.bgl e Dem0405.bgl.

       O arquivo Dem0404.bgl tem uma resolução uniforme em toda a área, parece ser em LOD6 (608m). O arquivo DEM0405.bgl também possue a mesma resolução, menos numa pequena área que abrange a região da Grande Rio de Janeiro onde a resolução é em LOD10 (36m), justamente onde os defeitos aparecem, causados pela diferenças de resolução entre eles.

      Eu retirei estes arquvos das pastas e o problema desapareceu!!!

      Eu só não entendí, até agora, porque o MeshX não se sobrepõem ao Mesh default, já que ele está instalado na pasta Addon Scenery, isto é, num layer superior às pastas onde os arquivos default se encontram.

    

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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 10 de April de 2007, 20:55 »


....ultima....

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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 10 de April de 2007, 20:55 »


....mais....

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FSX<>FS9 / Re: Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 10 de April de 2007, 20:49 »

    ....mais screens......

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FSX<>FS9 / Defeito em Mesh do FSX, ajuda para descobrir problema!
« on: 10 de April de 2007, 20:48 »


        Grande Galera,


        Fazendo uma revisão geral na célula 3640, que estou tentando melhorar o default, me deparei com vário defeitos no mesx do FSX ao longo do Paralelo S22.30,00 entre as Longitudes W43.34,58 e W42.39,35 e também ao longo das Longitudes W42.45,00 e W43.30,00. Já desinstalei todos meus Addons e ainda não descobri a fonte do problema.

       Desconfio que o problema esteja no Mesh default, por isso peço uma mãozinha das almas caridosas, principalmente dos que ainda tenham poucos Addons instalados no FSX para comparar os defeitos com as screens em anexo.

       






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              Grande Roma,


              Eu faço Alpha apenas em texturas de solo, nunca fiz para objetos, mas à principio me parecem serem parecidas.

              Para fazer um Alpha no Photoshop faça o seguinte:

              1) Faça uma cópia da sua textura original para não ter perigo de perde-la sem querer...hehehe...já fiz uma m$%@# dessa.

              2) Abra a cópia no PS, crie uma nova camada e preencha em puro branco, 255,255,255.

              3) Coloque a opacidade desta nova camada (branca) em 50% para facilitar a visualização da camada de fundo (imagem textura).
              4) Pinte os locais que deverão ser transparentes em puro preto, 0, 0, 0.
             
              5) Depois que terminar de pintar, retorne a opacidade para 100% e faça uma verificação geral dos contornos.

              6) Descarte a camada de fundo (imagem textura).

              7) No Menu Camadas, achate a imagem.

              8) No Menu Imagem/Modo, escolha a opção "Tons de Cinza".

              9) Salve a imagem em BMP 8 bits.

              Depois disso junte a Textura original com o Alpha Channel que você criou no DXTBMP e salve no formato desejado. (Essa etapa fico te devendo melhores explicações, qualquer dúvida, poste aqui que alguém pode te dar um help).



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Aeronaves & Repinturas / Re: Repinturas Nacionais
« on: 07 de April de 2007, 13:59 »



            Fantástico.........Show de bola!!!!   :yesyes: :yesyes:



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             Grande Cicero, está show de bola.....uma sugestão, tente colocar as shorelines num layer acima da textura e você conseguirá um melhor acabamento na faixa de praia e nos limites da fototextura....



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