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Messages - Magrão

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       Pois é, Roberto.....os Aces da MS estão trabalhando no SP1_FSX, uptadte do DirectX 10, e no lançamento do Flight Simulator X:Adrenaline (Expansion Pack)....com promessas de uma versão Beta do SP1_FSX para esta semana...

      Dentre alguns bugs ou modificações do FSX para melhorar a perfomance estão; novas texturas do autogen, principalmente vegetação; um bug no engine do FS que fica continuamente lendo o HD e carregando a memória sem necessidade...mais algumas coisitas que não lembro mais....a expectativa é de um ganho de 20% nos frames...vamos ver,....isso é igual bunda de nenêm, a gente nunca sabe o que pode acontecer.... :P








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Work in Progress / Re: Cenário para GVAC / Ilha do Sal / Cabo Verde?
« on: 14 de March de 2007, 18:28 »



       Grande Cicero,


       Irreal é o LandClass default do FS para essas ilhas de Cabo Verde....

       O ideal seria fazer uma fototextura para o arquipélago, mas as imagens disponíveis no GE está com uma cobertura muito grande de nuvens, por isso, deixei de meio de lado este cenário, na esperança que eles façam um update de imagens melhores.

      Uma idéia que eu tive para este cenário e que comecei a discutir com o Paulo e talvez com o Hespanha, não me lembro, foi de mesclar texturas default com imagens reais, usando blend mask, para criar algumas peculiaridades locais, como as densas vegetações nos vales(usando textura real e autogen) em contraste com o terreno árido(usando texturas default, como das suas screens) de grande parte das ilhas. No FSX este recurso funciona bem, eu usei para o Cabo Frio, mas não sei se para o FS9 ficaria bom...temos que fazer alguns testes.



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       Acho que este dilema do upgrade vai se repetir eternamente a cada nova versão do FS, parece que a MS sempre lança um produto anos à frente da capacidade financeira dos nossos pobres bolsos....hehehehe....quando conseguimos a maquina adequada, lá vem ela com novidades, transformando nossos bólidos em ferro velho.....

      O FSX é uma grata surprêsa em qualidade gráfica e muitos recursos só estarão totalmente presentes com o Vista e o DirectX 10, para rodar isso tudo somente uma máquina poderosa. O Upgrade do FSX, previsto para esta semana, promete corrigir entre os muitos bugs a melhora da perfomance (FPS)....vamos ver!!!

     Eu estou contente com a perfomance que tenho conseguido com minha modesta máquina, apesar de um menor FPS em relação ao FS9, o FSX roda melhor por não apresentar as travadinhas caracteristicas de versões anteriores, principalmente em cenários fototexturas, talvez devido a nova estrutura que agora abriga num único arquivo BGL todas as milhares texturas que antes ficavam espalhadas por milhares de arquivos BMP.




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Non-Portuguese / Re: Extra bits of ugly FS9 coastline
« on: 12 de March de 2007, 22:29 »



            Hi Ray,


            Please, just check out in folder: C:\....\Microsoft Games\ Flight Simulator 9\ Scenery\Same\scenery and make sure   that you overwrite bgl files correctly.


                                 right date:         default date(wrong)
     HP936400.bgl  : Date=  9/9/2006                 21/5/2003
     HL936400.bgl  : Date=  9/9/2006                     "
     RD936400.bgl  : Date=  9/6/2006                     “
     RR936400.bgl  : Date=  8/5/2006                     “
     ST936400.bgl  : Date=  9/2/2006                     “


     Tanks and Regards,

     Hely





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Desenvolvimento de Aeroportos / Re: Aeroporto de Barbacena / MG
« on: 11 de March de 2007, 17:56 »



      Grande Lidimar,


      Modifiquei o flatten e o Airport Bondaire para você ver a diferença do defaut...isto é, nenhuma....




Flatten e AB default




Flatten e AB modificados (como o Flatten ficaria imperceptível, modifiquei o Airport Bondaire com um poly exatamente igual ao flatten para ficar visível a diferença)




       Conclusão: Como os meshs para o Brasil (MeshX, PlanoBr e Cesar Marinho) tem práticamente a mesma fonte, (imagem radar SRTM), disponível gratuitamentre apenas em resolução de 90m e reamostrados para 76m no Resample, sutilezas de relêvo, como o entôrno do aeroporto de Barbacena, dificilmente estarão representadas, isto só será conseguido em meshs de melhor resolução, 19m para o FS9 ou 10m para o FSX.

      Existe a solução de fazer um relevo articial no GMAX, ou um mesh real em 19m.

      Quanto ao GMAX não posso te ajuadar, não manjo nada...agora se você conseguir um mapa altimétrico da região do aeroporto, com uma boa resolução de altura (curvas de níveis cotadas a cada 10m ou 5m) poderei fazer esse mesh, inclusive também com resolução de 10m para o FSX.


     abraços,


     Magrão







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Desenvolvimento de Aeroportos / Re: Aeroporto de Barbacena / MG
« on: 11 de March de 2007, 13:44 »
Quote from: Lidimar
Vou entrar em contato com o Magrão pra saber alguma dica.

Ai vai uma filmagem do local.
http://www.youtube.com/watch?v=w0Je1EGFfbE


       Veja meu post acima....hehehehe....


       Este link não está funcionando...ou então o filme foi colocado recentemente e ainda não liberado.



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Desenvolvimento de Aeroportos / Re: Aeroporto de Barbacena / MG
« on: 11 de March de 2007, 13:14 »

     
Quote from: José Lôbo
Oi, Lidimar

Dei uma olhada pelo Google Earth nas vizinhanças da pista e também olhei o flatten da microsoft (através do aplicativo LWMViewer) e a sua região é relativamente plana (planalto).  O bendito morro que você procura tem uma altitude de uns 30 m acima da pista e está muito próxima dela. Provavelmente, o flatten feito pelo FS9 pode ter nivelado essa pequena elevação.

Se você quiser modificar esse flatten e fazer um novo, sugiro entrar em contato com o Magrão pois ele pode lhe passar umas dicas a respeito de modificações de terreno.

Para mim, o relevo do MeshX_E6 está normal.




      Fiz um append deste flatten no SBuilder e ví que ele está numa elevação de 1114,65m, pelo GE parece que os morrotes ao redor estão um pouco mais abaixo que isto, menos de 1110m....e o flatten não está tão grande a ponto de nivela-lo, poderia no máximo causar algum tipo de talude na face voltada para a pista. De qualquer maneira eu aproveitei e redesenhei este flatten para o tamanho correto, cobrindo apenas a área de terraplanagem do aeroporto que é bem percebida pela imagem do GE.

     Lidimar, se você me confirmar a altitude correta do aeroporto e quizer o flatten modificado eu posso te enviar, mas alerto que se altitude for modificada você terá que altera-lá também no AFCAD, senão a pista ficará flutuando ou enterrada no terreno, dependendo se a modificação for para mais ou para menos.

     Outro ponto importante é que no FS9 não é possível fazer excludes de flattens, por isso o arquivo default tem que ser substituido pelo novo....é uma questão a ser ponderada!!!


     abraços,


     Magrão



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Desenvolvimento de Aeroportos / Re: Aeroporto de Barbacena / MG
« on: 10 de March de 2007, 23:21 »
Quote from: José Lôbo
... e o MeshX, compatível com FS9 e com FSX.... disponível em


       Perdão José. eu me esqueci que o MeshX é compativel com o FS9 também..... :blush:




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Desenvolvimento de Aeroportos / Re: Aeroporto de Barbacena / MG
« on: 10 de March de 2007, 17:57 »



       Bem-vindo ao clube Lidimar!!!


       Está me parecendo bastante bom e promissor para um primeiro trabalho....parabéns!!!


       Eu acho que só é possivel mudar ou excluir facilidades de aeroportos com o AFCAD, vamos esperar que alguém mais entendido no assunto te mostre o caminho.

      Quanto ao relêvo, existem dois bons meshs brasileiros, o PlanoBr e o Relevo do Cesar Marinho.


      Aliás, vendo melhor as screens do seu trabalho comparada às fotos reais......seu trabalho está melhor que bom....está excelente...

      O TerraBRasilis está a sua disposição para colocar o trabalho para beta tester quando estiver pronto, se assim desejar.....


      Parabéns!!!!!! :yesyes: :yesyes:


      abraços,


     Magrão





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Quote from: Hespanha
Uma correcção. A aplicação do VOZ se chama "Switcher" e não "Changer", como erradamente referi. No essencial, ela sobre-escreve os arquivos de textura situados na pasta Default que referi, por um de quatro conjuntos fornecidos pelo VOZ. Durante a instalação, é ainda criada uma pasta que armazena as texturas originais, para fazer aquilo que se denomina o "UnVOZ". Isto é, reverte tudo à situação Default.


           Justamente esta é minha dúvida. Será mesmo necessário criarmos esta técnica "Switcher" para as texturas brasileiras?? Isto implicará em reverter todas as texturas para default sempre que algum usuário fizer qualquer vôo internacional, pelo que entendi!!

          Existe uma discussão, que ainda não testei, sobre a possibilidade de abrigar todas as texturas utilizadas em addons VTPs no mesmo layer com a pasta scenery correspondente. Se funcionar, poderiamos tentar uma nova configuração na pasta Addon Scenery do FS9, ou mesmo em outro local, onde seriam inclusos todas as novas texturas e em sub-pastas os cenários que delas se utilizam.


          Teremos muito trabalho pela frente e toda contribuição será bem-vinda!!!


   

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Work in Progress / Re: Cenário para GVAC / Ilha do Sal / Cabo Verde?
« on: 10 de March de 2007, 14:05 »



      O mesh de Cabo Verde já está disponível no Hydra.....resolução 76m e corrigido os voids da fonte SRTM.


     
      abraços,



     Magrão


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Work in Progress / Re: Cenário para GVAC / Ilha do Sal / Cabo Verde?
« on: 10 de March de 2007, 12:22 »



       Grande Nelsonvt,



       Bem vindo ao TerraBrasilis!!!


       Quanto ao cenário de Cabo Verde, com a chegada do FSX, ele e outros, ficaram na geladeira por um período, tempo necessário para tentarmos entender e absorver os novos conceitos e ferramentas de construção de addons para o FSX. Agora que a poeira deu uma assentada, iremos reiniciar o que estava parado, incluindo Cabo Verde, só ainda não sabemos se apenas para o FSX ou para o FS9 também.


       abraços,


       Magrão



       

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Notícias / Re: www.fsinsider.com <> TerraBrasilis - Agradecimentos
« on: 10 de March de 2007, 12:11 »

Quote from: Toledano
O GURI ESTÁ PRONTO.



        Valew Grande Toledano, estamos no aguardo do lançamento da belezura!!!


        Obrigadão pelo convite, fiquei honrado com sua lembrança e desejo uma feliz festança a você e todos os seus!!!! :tatice_05:



        abraços,



       Magrão



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FotoReal / Re: Texturas Noturnas
« on: 10 de March de 2007, 11:59 »



       Grande Reisarrais,


      Nunca tinha usado o Terra Builder para cenários, hoje eu instalei e testei com uma pequena imagem de Cabo Frio, usei uma bmp como textura summer e outra bmp para a Night Texture, exatamente como mostra sua screen e funcionou perfeitamente.

      Dê uma checada no tamanho das imagens, veja se elas estão com o mesmo número de pixels (linha e coluna) e recheque a localização da pasta destino.

      Este programa, como outros de fototexturas , são simples interfaces amigáveis entre o usuário e o Resample (SDK), portanto os patchs das ferramentas SDK(Resample, Imagetool, etc) precisam estar devidamente configurados no Terra Builder, cheque isto também.

     Você poderia usar também o SBuilder 2.06, uma ótima ferramenta free, que possue mais usuários e especialistas aqui no TerraBrasilis e provavelmete você terá melhor apoio técnico.


     abraços,


     Magrão


     

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Notícias / Re: www.fsinsider.com <> TerraBrasilis - Agradecimentos
« on: 08 de March de 2007, 10:02 »
Quote from: Cicero Costa
Acho que devemos publicar isto no site, assim, pode-se dar print screens junto aos nossos smiles, videos, Skype


       Além de publicar no site poderiamos também colocar um link para o FSinsider.



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