Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Messages - Magrão

Pages: [1] 2 3 ... 228
1

  Bom Luis, eu fiquei curioso com esta informação sobre a possibilidade do MeshTool compilar DEM de 10m de resolução, mas infelizmente tudo não passou de boas intenções não realizadas.... :thumbdown:...Baixei a ultima versão da ferramenta (5/5/13-2.1 r1)  e o DEM Data continua limitado a um input de 1201 x 1201 células para cada arquivo de 1 x 1 grau, o que resulta numa resolução de 90m para o relevo.

 Com esta resolução e a dificuldade em moldar o relevo com o recurso de flattens em desnível(como existe no FS), fica impossível representar um aeroporto como Congonhas no XP10 com a mesma fidelidade que é possível no FSX....Não há nada de novo neste segmento para o XP10.... :thumbdown:


2

  Luis, no XP9 o arquivo -30-50 reúne todas as informações de mesh, vetores e land class, não havia maneira de compilar cada coisa separadamente, era necessário ter um Script File, um DEM File e um Climate File para serem compilados pelo MeshTool. Dentro do Script File estão as informações dos vetores como polygon data (land-water class, linhas costeiras, aeroportos, etc) e agora na versão XP10 provavelmente também os vetores OSM do "mundo plausível"....O DEM file contém as informações de relevo.

  O grande problema de recompilar este arquivo para o XP10 é que precisaria ser refeito o arquivo Script File com as novas informações costeiras que eu perdi junto com o meu antigo PC....e este não é um processo muito amigável. Infelizmente o pessoal do XP ainda não se deu conta que para o simulador ser mais popular precisaria ter ferramentas de construção de add-ons mais amigáveis e flexíveis...


3
X - Plane / Re: X-Plane 10: mundo plausível x fotoreal
« on: 31 de August de 2014, 10:49 »

  No FSX isto também é possível, o problema é encontrar vetores de construções para cidades abaixo da linha do equador... :hrhr:...


4
X - Plane / Re: MeshTool agora processa DEM de 10 metros?
« on: 31 de August de 2014, 10:37 »

  Olá Luis,

  Interessante esta informação, principalmente, pelo que entendi pela informação do autor do blog, que o arquivo DEM compilado para o XP10 resulta numa grade triangular e não retangular(ou regular) como é nos outros casos.....ele só não mencionou como isso é feito, uma vez que todas as fontes DEM disponíveis estão em formato de grade retangular.... :gruebel:

  Eu precisaria adquirir o XP10 para estudar suas ferramentas e a estrutura de pastas e arquivos para entender as mudanças sobre o XP9...ou então buscar as respostas nos fóruns....Por enquanto não posso prometer nada, mas esta nova informação instigou bastante minha curiosidade... :thumbsup:


5

  Mais um belo trabalho. Parabéns!!!


6

 Olá Gansolino,

  Estou longe do meu PC com o FSX, quando retornar eu dou uma olhada no seu SNRI... :thumbsup:


7
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 15 de July de 2014, 10:52 »

  No Cristo precisei usar um flatten para manter o cocuruto do Corcovado estável entre as variações de carregamento dos LODs no FSX. Eu penso que o uso desses LODs, no caso de mesh, já não faz mais sentido. O peso que uma grade de relevo impacta no processamento atualmente é insignificante e o LOD impede a construção de um mesh mais detalhado. É impossível representar o Dedo de Deus como um mesh puro, sem o recurso do uso de um objeto, por exemplo, que por ter uma característica de relevo muito aguda precisa ser construído numa resolução de 1m e por isso some de cena a poucos metros de distancia.

  Vamos aguardar uma solução no futuro para este caso, daí será possível fazer muita coisa legal e mais real, sem apelar para gambiarras que pesam muito mais no processamento que uma simples grade DEM.  :thumbsup:


8
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 14 de July de 2014, 11:46 »

  Luis, você ajustou o setting do simulador para usar mesh de melhor resolução?? Não sei no P3D, mas no FSX este ajuste é necessário(Mesh Resolution). Este ajuste faz com que o programa renderize o relevo de acordo com o que foi setado e não com a resolução do arquivo carregado. Se ajustado para 1m o engine irá construir uma malha de 1m no cenário mesmo que o arquivo esteja em 76m, o que não trará nenhum ganho visual...mas o contrario sim, pois se a resolução do arquivo estiver em 10m e o ajuste em 76m a malha construída excluirá detalhes do terreno na interpolação de 10m para 76m.

 Se não me engano o DEM USGS é o mesmo DEM SRTM usado no mesh default do FSX. Mas isto não tem importância, a diferença entre as fontes DEM é apenas de qualidade de amostragem e não de formato quando compilados para um BGL.


9
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 13 de July de 2014, 11:29 »

Quote
O mesh que estou usando é o  demRIO_FSX_10m.bgl  .       Esse mesh produz um pequeno deslocamento se comparado  ao   FSX_MeSA_G08_Rio.bgl .

  É fato!! Quanto mais agudo o topo de um relevo e quanto maior a resolução de um mesh mais se nota o efeito dos LODs no cenário.....Eu já quebrei a cabeça para minimizar isso mas ainda não encontrei uma solução sem o uso de um mesh modelado como um objeto....Talvez a melhor opção seja o uso do FEX_MeSA_G08 mesmo, que é o mesmo demRio_FSX_10m numa resolução de 38m....


10
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 12 de July de 2014, 23:17 »

 Luis,

 Não tenho certeza se estou atachando o arquivo correto, porque desde que troquei de HD não reinstalei os cenários no FSX. Testa ai e se não der certo tentarei encontra-lo nos meus backups.


11
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 12 de July de 2014, 10:08 »

 Olá Luis,

 Você chegou a testar o mesh que indiquei do Rio de Janeiro no P3D??


12
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 09 de July de 2014, 11:54 »
Quote
Magrão, não entendo do assunto de vetoriais e meshes, daí a pergunta: o mesh para o morro do Corcovado tem como ser corrigido para ficar mais próximo do real? A algumas gerações do simulador que ele não passa de um morro com curva suave, sem falar que bem fora do lugar.

  Luis,

  Eu construí um mesh para a cidade do Rio de Janeiro, em resolução de 10m, a partir de dados coletados, processados e disponibilizados pelo Instituto Pereira Passos. Está disponível para download há tempos no TB: link. Ele corrige a localização e o formato do Corcovado e de outros morros como Dois Irmão, Pedra da Gávea, etc...Não me lembro se neste pacote eu inclui a correção do Cristo e bondinhos, mas se não estiver eu mando para você.

abçs,

Magrão


 
 


13
Happy Hour / Re: Cadê o povo daqui?
« on: 08 de July de 2014, 12:15 »
Quote
Luis eu passo aqui todo dia, às vezes umas duas ou três vezes até para ver as novidades e como ando "meio-inteiro" sem assunto, concordo com você   :unsure:

   Faço minha as palavras do Zanolli....também visito o fórum 2 ou 3 vezes ao dia, mas como ando trabalhando fora da minha cidade e não me dou muito bem em digitar na tela dos celulares me abstenho de comentar alguma coisa para preservá-lo de ser jogado contra a parede.... :szczerzykly:....Nas horas de folga fico enfurnado num projeto vetorial de alta resolução para o Brasil, que pelas minhas contas otimistas levará mais uns 2 ou 3 anos para ser concluído. Até lá espero que o P3D esteja tão popular qto o FSX e que meu projeto sirva aos dois.... :biggrin:


14

  Gansolino, veja se algum destes objetos em gmax que estou atachando quebra o seu galho....Você precisa ter o GMax para abrir os arquivos, modifica-los se for o caso e exporta-los para o FSX....





15

  Tá aí uma coisa que não entendo bulhufas!!!   :P   


Pages: [1] 2 3 ... 228